segunda-feira, 28 de julho de 2014

Transcatarina 2014.

Sabe aquela ansiedade de criança na espera uma data especial? Esse ano foi assim até chegar a hora de partir para o Transcatarina 2104. Esse ano foi a sexta edição do rally, a minha quarta participação e a terceira consecutiva com o Piloto Reanato Agostinetto. Competimos com um veiculo Troller na categoria graduados onde largaram 29 carros e ficamos com a decima sexta colocação, nossa melhor participação dentro das três edições que participamos juntos. O Transcatarina é o maior e mais competitivo grid do Brasil. Apesar da minha expectativa de estar entre os cinco primeiros acabei o rally com o ditado: "Sujo, Suado, Cansado e Feliz"

Primeiro dia Terça 22/07 - Rumo a Fraiburgo.
Esse ano foi a maior participação cascavelense na prova, com seis duplas. Saímos exatamente como o combinado as cinco da manhã rumo ao estado de Santa Catarina. Eu não gosto de viajar em comboio e não escondo de ninguém. Vijar em comboio é difícil de agradar a todos, o posto ou a  lanchonete escolhida por um não agrada a todos, você acaba parando muito, as paradas são demoradas, a media de velocidade da viagem é lenta mas enfim faz parte, parceria é parceria e temos que trabalhar a paciência. Continuando a viagem paramos para tomar café no Anila em Francisco Beltrão, apesar do local ser bacana eles não conseguem atender um grande grupo. E podemos tirar uma bom aprendizado, planejar as paradas em locais com estrutura, um bom posto, alem de se alimentar, abastecer, manutenção etc.. Continuamos e a próxima parada seria no "frio" trevo de horizonte. Mas... próximo ao posto policial apos a cidade de Palmas a carretinha do Leandro que estava com o Troller da dupla Michel e Leandro quebrou alguma coisa na mola. Parte do grupo seguiu até o local de almoço e outra parte do grupo tira o carro, volta a cidade de Palmas, concerta e continua ate reunir todo grupo no trevo de horizonte. No almoço encontro me amigo e meu ex piloto de rally Marcelo Flor "Bomba" e sua família voltando de Cascavel para sua casa, hoje ele mora em Braço do Norte SC. Grupo reunido, almoçados seguimos a Fraiburgo, Mas... chegando em Fraiburgo nosso carro estourou os prisioneiros da roda, paramos ligamos para os amigos e começou a festa rss. Chegamos ao Hotel Renar, fizemos a parte administrativa do rally e  liberados para a confraternização com os amigos. Já é tradicional a terça-feira  encontro com os amigos, cada grupo faz um prato tipico. A nossa turma, equipe denominada Copa Iguaçu Kini Roger sobre responsabilidade do nosso amigo toledano Bino e seu ajudante Amendoim fizeram um delicioso porco no rolete e 2 costela no barraco do hotel. Alem de muito gole com direito a camarote, fogos de artificio e muita confusão.  A noite também foi de homenagem ao nosso amigo Rogerio Kini que nos deixou dias atras. Show de festa, show de inicio de Transcatarina. Para resumir a terça é aquele dia para encontrar os amigos, dar rizadas e esquecer os compromisso pois quarta é dedicação total. Os destaques da noite foram o senador e o polaco.

Segundo Dia, Quarta-Feira, 23/07 - Brifing e Prologo.
Posso dizer que um dia em ansiedade diminui e a adrenalina aumenta. Logo cedo temos o Brifing onde a direção de prova passa os detalhes da prova. Me chamou a atenção do Wagner e do Andre da cronometragem  com a preocupação em prestar um bom serviço. O primeiro Brifing que participo onde passam orientações sobre posicionamento PCs, colocação dos GPS nos carro etc.. Apos o Brifing fomos aferir, almoçamos um carreteiro no barraco com a sobra da costela e seguimos para o desfile promocional. No final do desfile o Prologo. A pista foi a mesma do ano passado, com presença da banda municipal, publico e show do helicóptero. Finalizado o prologo tranquilos, lavamos o carro e seguimos para o jantar. Enquanto isso o carro ficou no apoio do NONO RACING fazendo ajustes nos freios do carro. O Jantar foi ótimo, divertido, com apresentação de dança e interação com os competidores. Um tanto constrangedor por atitudes do locutor oficial que tiramos outra lição nesse rally. "As pessoas não são insubstituíveis". O destaque do dia foi o nosso representante no palco Nereu Jackson.

Terceiro Dia, Quinta-Feira, 24/07/2014. Fraiburgo a Canoinhas.
Dia de pular cedo... Choveu a noite toda e eu com o sorriso no rosto, adoro navegar na chuva. Cada dia de rally foram divididos em 3 etapas cada. A primeira etapa praticamente dentro de Fraiburgo e nao poderia ser diferente, pomares de maças, medias legais, chovendo e algumas partes mais lisas, tudo perfeito. Segunda etapa abandonamos os pomares e entramos em reflorestamentos e ao final uma passagem pela propriedades da Equipe Vava Porco Zio, uma rio com cachoeira e belas imagens do helicóptero. Saímos e seguimos para o almoço em nosso apoio, o tradicional pão com carne do amigo Bino. Partimos para a terceira etapa rumo a cidade de Canoinhas aonde seria o nosso pernoite. Chegamos e fomos direto ao Posto BR lavar, abastecer etc... Como na edição de 2013 a Petrobras é a patrocinadora oficial e para prestigiar os competidores concentram-se em postos da marca. Olha que legal, em todos os postos tem grandes banners agradecendo a presença dos competidores. E no banner foto nossa, do ano interior feita pelo amigo Jose MArio. Na verdade todo material do rally é a imagem nossa. Jantar muito gostoso, noite fria. Nosso resultado 12 colocação, dentro do esperado. Destaque do dia "A nova voz do Transcatarina", para surpresa de todos assumiu um novo locutor. O cara fez o básico, não errou nomes, agradeceu autoridades e patrocinadores e no final foi aplaudido.

Quarto Dia, Sexta-Feira, 25/07. Canoinhas a Rio Negrinho.
Agora escrevendo a data lembrei que foi aniversario da minha amada irmã, sinal que esqueci do mundo de fora e realmente vivendo o Transcatarina. Ao contrario do dia anterior "chuva" um belo dia de sol mas frio. Largamos e enfrentamos grandes reflorestamentos, muitas poças de aguá, lama, liso e amortecedor traseiro estourado. Chegamos no apoio a equipe do apoio do nono empenhada trocando os amortecedores, nos comendo hoje carne com pão do Bino e nossos amigos Xuptz e Altemar cuidando do cherepz. Largamos mais uma etapa e chegamos em Rio Negrinho. Foi um dia longo e cansativo, carro lavado, revisado ficamos a espera dos amigos que estavam quebrados. O Irineu e o Serginho quebraram a ventoinha e furou o radiador a mesma coisa que aconteceu com nos no Rally de SP em 2013. Empenho total pra galera. Fomos para janta, muito legal por sinal, concurso de serrar o tronco, concurso de chopp em metro, joelho de porco, xucrute, cuca e o resultado... 21 colocados, sabia que tínhamos andado mal, mas não tanto. Saímos da premiação e fomos a pousada descansar, eu estava quebrado. Destaque do dia o empenho do apoio, apesar do Irineu e o Serginho não ter acertado o apoio com o nono, ele assumiu a responsa e giraram a noite para tentar terminar os carros.

Quinto Dia, Sábado, 26/07, Rio Negrinho a Jaraguá do Sul.
Ultimo dia de competição, como esses dias passam rápidos, meses de gastura para a chegada do Transcatarina e quando piscamos já esta acabando. Nessa parte eu gosto do Transparaná seriam mais 3 dias de prova rsss. Largamos e praticamente dentro de Rio Negrinho um reflorestamento animal, ali se resumiu ali a primeira etapa. A Segunda etapa começou dentro da fazenda Evaristo, lugar lindo www.fazendaevaristo.com.br e seguiu para mais um reflorestamento. Quase no final um corte e um carro perdido nos atrapalhou, foi o primeiro ré e o primeiro atraso de 10 segundo desde o prime em Fraiburgo, fiquei desolado queria muito terminar o Transcatarina sem um erro de roteiro. A terceira etapa do dia e a ultima do Transcatarina matou a pau. Largou ainda antes do almoço, deslocamos e descemos uma serra de cascalho com media até Corupá entre morros e rios, simplesmente muito show. O almoço foi em um seminário, local lindo. O cardápio nesse dia foi picadinho de carne e pão do Bino rss. Ali ficamos sabendo que o Irineu não havia largado e nem o Serginho e a galera ainda estava empenhada com os carros. Dentro do seminário aconteceu uma pista, e meu primeiro grande erro saímos um minuto atrasados. Eu tenho que melhorar e muito a minha concentração nos "Pátios". Vale lembrar que Corupá é a cidade do BananaLama maior encontro de trilheiros do mundo. depois de Corupá não poderia ser diferente um bananal, alucinante, mais uma gaguejada e uns 3 segundos atrasados. E para finalizar em frente a imponente Arena Jaraguá uma pista, muito publico e o helicóptero mais uma vez dando show. Largamos e errei, a vontade era de jogar fora a planilha e sumir, mas o Renato não deixou, enfim terminamos mais um Transcatarina andando como nunca e se fodendo como sempre hehe Seguimos para o nosso apoio, traca-se os pneus cumprimenta os amigos, hotel e premiação. Jantar em um Clube Local, muito bem decorado, buffet delicioso, atendimento impecável do nosso garçom apelidado de DJ, mas faltou a Banda os Chefes. Começou a premiação e a expectativa era de que o Deva e o Evandro fossem campeões da JEEP grande, e foram, para a alegria do Onivaldo e toda galera de Cascavel o grito foi de campeão. Continuamos a festa e cama pois a volta prometia ser uma aventura. Destaques da noite, Serginho e Schuinka um sarna e outro estressadinho rsss

Domingo a Volta
Acordamos, café e conforme o combinado e pontualmente o Senador estava a frente do Hotel. Apesar do rally passar muito rápido, a saudade de casa, esposa e filha já era grande, fica a expectativa da volta. Nunca passo horário de chegada em casa, mas imaginava chegar próximo do horário da pizza as 20:00hs. Mas... muito coisa ainda iria acontecer. Tínhamos que ir a Rio Negrinho para despachar o carro do Irineu a Curitiba, chegamos la, chama seguro, carrega o Troller na cegonha para Curitiba e nos para Cascavel. Chegamos as 15:00 no Girassol, Palmeiras nossa turma estava em 18 pessoas, todos no bife acebolado, feijão, arroz e ovo, uma delicia, não que o pão com carne do Bino era ruim, estávamos todos com saudade de feijão e arroz. Rumo a Cascavel antes de Guarapuava para tudo, acidente. Mas ali mesmo descobre que a carretinha estava novamente quebrada. Ai a galera com muito bom humor se empenha e conseguem concertar. Partimos rumo a Cascavel. Chegando no trevo de Viermond o carro do Sula quebra os prisioneiros, não caiu a roda por um parafuso só. Para todo mundo liga para a cegonha. Parte do grupo seguiu para Laranjeiras do Sul deixar os Pneus da turma da cidade e nos ficamos junto com o Irineu e Serginho esperando a plataforma. depois de uma hora e meia parados, seguimos a Cascavel. Cheguei em casa ainda no domingo as 23:55 cansado. Destaque da volta Schinka pedindo carona "Estudandente" me para um meio disponível para ele hehe. Valeu moçada a toda a parceria, me desculpem qualquer e estou pronto para o próximo.

Considerações Finais:
Galera Presente: Esse foi o mais caloroso de todos os Transcatarina, grande presença de amigos da Copa Iguaçu, Rally Pr, Turma do Lepo Lepo expressivo numero de competidores do Paraná.

Apoio: Como é confortável andar em uma prova saber que ao final temos um apoio mecânico prontos para te atender. Alem dos amigos Onivaldo, Xuptz, Leandro, Altemar, Bino e Amendoim sempre parceiros. Obrigado. Valeu Nono e Equipe.

Força do PR Rally nacional: Das 4 categorias, Jeep e Graduados vitoria dos Paranaenses. Na Categoria Master e Graduados a vice colocação. Apos o Transcatarina a liderança da Copa Brasilda categoria Master e Graduados continua no Paraná. Bom ver os Amigos Andre e Lele lideres da Graduados, Rone e Bolacha liderando na Master.