segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Transparaná 2012 "Não foi Fácil"

Transparaná 2012:
Guairá SÁBADO, depois de tudo aprovado na secretaria e carro vistoriado fomos para aferição. Carro aferido, fizemos os primeiros ajustes no carro, troca da cruzeta e foi verifica o carro, tudo OK. Chegou a hora de tomar as xeladas... foram muitas e muitas mentiras e rizadas com os amigo. A noite aconteceu o coquetel de abertura, tudo de bom.
Guairá Domingo: Calor de Guairá marcante, e presença de muitos amigos Cascavelenses e da Copa Iguaçu, todo mundo na expectativa do Prime, que esse ano, foi ALUCINANTE... Apos a cerimônial de abertura o pau comeu... A planilha foi entregue a 1 segundo antes de você largar, logo um King e um salto na pista, e media justa tudo acompanhado de perto por muitos expectadores. Seriam seis minutos de prime, nos fizemos em 10 minutos pois tombamos em umas das curvas 90º do circuito muito bem montado pelo Alex Koling. Somente um susto, sem avarias ao carro, mas demoramos 4 minutos para voltar a prova. Apos o prime seguimos para a Brifing e na sequencia Largada promocional e somente as 23:30 chegamos ao hotel para no outro dia cedo largar as 06:00. Transparaná 2012 ja mostrava a sua cara, veio testar carros, apoios e as duplas.

Foto minutos antes do Prime.
Guaira - Cascavel
Agora sim começou o Tranapraná 2012, O prime ate então vale somente para ordem de largada, onde apesar de tudo não fomos o ultimo e sim 12º. Agora cada dia valem por duas etapas, que ao final das 11 etapas e classificaram os melhores para o podium no litoral paranaense. Logo de cara em Guaira um loteamento abandonado com medias altas, logo na seqüencia um conhecido terreno do ano passado, com medias justas e medidas muito próximas. Ao contrario do ano passado superei bem o meu nervosismo e saímos muito bem de Guairá em direção a Palotina. Juro que estava muito apreensivo em não fazer cagada como ano passado que perdi 3 Pcs já na largada em Guairá e dar a maior confiança possível ao piloto, acho que consegui no primeiro momento. Chegamos a Palotina, almoço delicioso e reencontro com velhos amigos da Copa de Palotina, estávamos em Casa. Saímos de Palotina no primeiro pega, tive uma pequena duvida que nos custou alguns pontos a mais, pau tirar o atrasado, pegamos a caminhonete encavalada do Sampaio em uma travessia de rio, Tranquilo havia um neutro na seqüencia... Saímos e fomos para um Trial de mato show, novamente Sampaio encavalado, puxamos ele e bora um pouco atrasados. Passamos por mais alguns reflorestamentos e chegamos finalmente no quintal de casa o reflorestamento do Bresolin, como no Brifing haviam falado seria pauleira, e foi ainda mais com a poeira que estava no local e muitos agricultores colhendo. Agora sim chegamos mais do que bem recebidos em casa pela família e amigos, logo no principal ponto de encontro dos amigos, Auto Posto Maçarico. A noite uma bela janta patrocinada pelo posto.
Na foto Travessia de Balsa no Rio Piquiri
 Cascavel - Campo Mourão
Dormir em Casa é maravilhoso... Largar em Casa é complicado rss Entrevista para uma radio ao vivo, jornais pedindo sobre a prova, link ao vivo na Tv rsss Essa vida de Robert não é fácil rss Brincadeiras a Parte esse é um dia que conhecemos o terreno mas não sabemos o que a organização planejou, fomos direto ao prime no Rio da Paz um Show, uma galera de amigos para acompanhar a despedida do Transparana de Cascavel. Depois do Prime fomos ao Taquaral, outro show e aceleramos forte, não houve um erro meu nem do piloto, mas... ao chegarmos ao deslocamento na Ferroeste o motor ferveu e a ponta de eixo dianteira quebrou e os amortecedores ja eram... Começou a correria, liga para o Loi, vem ele e o Enéias, consegue a ponta de eixo emprestada, troca os amortecedores Rancho que estouraram e eu e o Loi vamos para a cidade para consertar o Radiador, tudo isso em duas horas... Nao completamos a etapa da da manhã e largamos para a etapa da Tarde em Juranda, saímos um pouco atrasados, mas largamos ate o motor ferver novamente. Para resfria coloca água e pau novamente e para novamente. E ai... Ficamos parado, liga para um e coisa e tal... Vamos desistir, vou chamar o Loi com meu caminhão e vamos embora, fala o Irineu... Não sai do carro "respirei"... juro que essas horas é uma mistura de sentimentos dentro de vc, mas é preciso ter equilíbrio... Chegou os Fecha Trilha a Turmas dos Jipeiros de Santa, galera que faz uma festa a parte com muita responsabilidades. Pega chave19, pega agua, liga o carro, desliga o carro, pega a 13, pega a água tchau piazada vão embora nos vemos em Caioba... Ufa... dentro de mim um alivio vamos ate o final... Abandonamos também a parte da tarde e fomos ate Campo Mourão, la na verdade não fizemos nada no carro na noite, sentamos e ficamos tomando varias geladas e jogando conversa fora no apoio do Wander Off Road de Ponta Grossa, ali foi o inicio da nossa historia com o Wander.
Na foto Quebrados em Cascavel em frente a Ferroeste
Campo Mourao - Gurapuava
Largamos e logo de cara um Reflorestamento liso um tesão, difícil para os pilotos nem tanto para os navegadores. Na seqüencia mais um reflorestamento, batemos de lado em um eucalipto, fizemos uma boa prova na etapa da manhã, até.... O motor ferver novamente rss Ficamos em Sexto nessa etapa. Na Etapa da tarde vamos largar ferveu novamente, se arrastando para chegar a Guarapuava. La já estava nosso amigo Zoinho de Cascavel junto com o Barão e mecânico para tentar resolver os problemas, la se foi o Irineu e Barão.. Eu fui para o Brifing, rotina de todo os dias de grandes provas, nesse meio tempo arrumaram o radiado e nos encontramos no Hotel. Entre umas geladas e outras o Wander chega ao Hotel e resolve passar o Computador no carro e descobre que o sensor de temperatura esta errado, pois ficou fácil só comprar um logo cedo e vamos a prova. Ficamos com os amigos na recepção do Hotel ate nos mandarem dormir por reclamação de outros hospedes, fazer oque..
Foto: esses são meus equipamentos que uso durante as provas, Totem, Gps, VHF e a Planilha
 Guarapuava - Ponta Grossa
Acordamos Café etc... Barão prontamente na porta do Hotel, e a correria começou... Nada e nada e nada da peça... O Tempo passou desistimos de largar na etapa ate Prudentópolis. Nisso Wander falou que deveria ter peça em Ponta Grossa, enfim mais um dia perdido de prova mas nos desistimos mais rss. Saindo de Guarapuava perto da serra o carro apresenta um barulho estranho na direção, eu ate hoje não sei o nome da peça, mas o Wander tinha solda e em Prudentópolis soldamos e boa, agora conseguiriamos chegar a PG. Em Prudentópolis foi servido aos competidores uma deliciosa feijoada, impossível de comer um único prato. Show de Bola. Chegamos a Ponta Grossa e tudo resolvido. Agora sim nossos problemas acabaram...
Foto: solda em alguma coisa da direção em Prudentópolis
Ponta Grossa - Curitiba
Início de Prova Show em um Reflorestamento, de repente todo mundo parada com o Sampaio atolado, desviamos e na seqüencia atolamos... Santo Guincho que nos tirou, 10 minutos de atraso, tiramos o tempo, entramos na prova sem perder nenhum PC praticamente no final da etapa da manhã solta o suporte do amortecedor. Mais um amortecedor que foi para o pau, chegamos em Campo Lardo no almoço prontamente o Wander solda o suporte mas nao deu tempo de colocar outro Rancho que tínhamos no carro. Largar só com um amortecedor nao é muito legal, mas o pior aconteceu o outro amortecedor com 10 minutos de prova também quebrou adeus aos PROCOMP, depois disso ainda caiu o chapão de proteção do motor... Ou Seja a sorte não estava do nosso lado rss Terminamos a prova como guerreiros sem amortecedores. Chegando no Parque Birigui em Curitiba, vários amigos prontamente com varias cervejas nos ajudaram rss Novamente entra em ação o Wander que deixou o carro pronto para a ultima etapa. A janta foi no Don Antônio no Tradicional Bairro Santa Felicidade, tudo de bom, como tudo no Transparana 2012.

Curitiba - Litoral
A Largada acontece em Frente a Mamutte Pneus Off Road, empresa da melhor qualidade. Um deslocamento grande incial saindo sentido ao litoral catarinense. Quando Chegamos para Largar... Pneu Furado rsss Ainda bem que foi em um Neutro. Começamos a prova com doi minutos de prova cai o pedal da embreagem, ai fui a obrigado a dar rizada pois nao tinha mais oque acontecer rss Ainda bem que o Irineu conhece de mecanica e rapidamente voltamos para a prova daquele jeito, 2 minutos atrasados, ai entramos na prova, um show de prova com serra sentido Santa Catarina, foram uns 70 Km de prova e um grande delsocamento ate Guaratuba, Ali era para acontecer outro lotemento, mas foi cancelado.
Enfim chegamos ao Litoral.
Foto: Travessia em Guaratuba

Foto: Turma de Curitba, PG e Cascavel

Foto: Chegada na Praça em Caioba
Foto: Irineu, Lobinho, Andre e Vitor
Foto: Rotina do Transparna, solda e martelo rss
Alguns Fatos que gostaria de comentar:


Piloto: Irineu, cara parceiro, conhecia muito pouco ele, passar uma semana com ele foi fácil. Em muitos momentos ele estava decepcionado com a situação em relação ao carro, mas isso faz parte. Ele revisou todo o carro antes, fez o que era da sua parte, o que aconteceu mesmo foi a tal da zica, a sorte não estava do nosso lado. Em momentos ele quis desistir, eu certo ou errado falava a ele vamos ate o final, quilometragem em rali não se compra, chegar ao final é o primeiro desafio. Ele chegou emocionado na rampa...

Navegador: No domingo eu estava muito apreensivo e apesar de tudo acho que consegui ter equilíbrio. Quando você encara uma prova do tamanho do Transparana, muitas coisas estão envolvidas, grana, família, empresa, ferias de funcionários e da família, não é só querer ir tem todo um planejamento antes para permitir você esteja lá. E quando em momentos no meio da prova vinha idéia de não concluir a prova vinha todo aquele planejamento a minha cabeça... Enfim é preciso lidar com esses sentimentos e entender que no próximo ano podemos chegar no podium ou ficar no primeiro dia. Transparaná ou qualquer outro grande rally acima de tudo, todo dia é um aprendizado um desafio.

O Transparaná 2012: Fantástico do inicio ao fim quem não foi PERDEU...

Festa de Encerramento: Alucinante, qualidade total, bom gosto em todos detalhes, o resto eu não lembro rss amnesia alcoólica...

Parabéns ao Jeep clube de Curitiba e toda sua equipe, Parabéns ao Alex Koling e toda sua equipe, Parabéns ao Rone Branco que idealizou esse novo molde de Transparana em 2010.

Obrigado ao meus familiares a minha esposa por me permitiram a estar presente em mais um Transparana, aos nossos patrocinadores, aos nossos amigos por toda força que deram, ao Wander Off Road pelo apoio, e obrigado de coração ao Irineu pelo convite de navegar para você.

Lobinho.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário